imagem topo

Instituto do Coração ES

História
No início da década de 70, já estava consagrada uma nova e eficiente metodologia de diagnóstico e tratamento da doença com maior mortalidade no mundo: a aterosclerose Coronária. Tratava-se da imagem radiológica cinética do coração contrastado (Cinecoronariografia) e o implante das veias Safenas inseridas entre a Aorta e as artérias Coronárias (Cirurgia de Revascularização Miocárdica). Surgia na época também, um novo conceito na forma de tratar Doença Agudas do Coração (principalmente o Infarto Miocárdico provocado por obstrução nas artérias Coronárias): Unidades de Tratamento Intensivo Coronariano.
 
No Brasil, destacaram-se como pioneiros os doutores Adib Jatene e Euriclides Jesus Zerbini com suas respectivas equipes médicas altamente especializadas, atuando em instituições respeitáveis como: Instituto de Cardiologia do Estado de S. Paulo (hoje Dante Pazzanese), Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (hoje Instituto do Coração) e o Hospital da Beneficência Portuguesa.
 
Em 1970, uma equipe formada pelos Cardiologistas Schariff Moyses, Ronaldo Gomes Serpa, Pedro Luiz Moyses, Luiz Alberto Tavares, Luiz Mauro Ferreira Nascimento e Pedro Abilio Reseck, estagiou no Serviço Médico do Professor Adib Jatene, com objetivo implantar em Vitória/ES, as bases de uma instituição inovadora em conceitos médicos no ramo da Cardiologia. Nascia assim o Instituto de Cardiologia do Espírito Santo.
 
Em Vitória, no Hospital Santa Rita de Cassia, com apoio total do Professor Afonso Bianco, foram instalados os serviços de Emergências Cardiovasculares (Pronto Socorro e Unidade de Tratamento Intensivo), Internações Hospitalares, Ambulatório e Cirurgia Cardiovascular. No Hospital São José, com a valiosa colaboração do Dr. Benicio, foi instalado um dos maiores laboratórios do país para cateterismo e estudos hemodinâmicos associados a cineangiográfica na época.
 
O que faz o Instituto do Coração?

Exerce uma medicina moderna dando à cardiologia do Espírito Santo a necessária investidura de instrumentais e avanços tecnológicos, mantendo o atendimento humanizado e ético às pessoas.
 
Diferenciais do Instituto

Constante aperfeiçoamento do Corpo Clínico e de Enfermagem especializados.
 
Constante desenvolvimento dos serviços hospitalares e assistenciais para o melhor atendimento de pacientes cardiopatas e especialidades congêneres.
 
Permanente intercâmbio com entidades congêneres nacionais e estrangeiras.
 
Missão:
Praticar uma medicina moderna com permanente desenvolvimento científico, aliada aos avanços tecnológicos, promovendo atendimento de qualidade e humanizado. 
 
Visão:
Ser uma instituição RECONHECIDA como serviço de EXCELÊNCIA em cardiologia preventiva, diagnóstica e invasiva de alta complexidade
 
Valores:
Atuar com responsabilidade técnica e social, profissionalismo, transparência e ética através de equipe qualificada, comprometida e cientificamente atualizada com vistas a oferecer serviços fundamentados no conceito humanizado, voltados para a promoção da saúde, segurança e qualidade de vida.

Manter um ambiente de trabalho cooperativo e integrativo, sustentado pelo diálogo, valorização do conhecimento e oportunidade contínua de desenvolvimento pessoal e profissional, que contribua para a produtividade e alcance de resultados financeiros sustentáveis e perenes para o negócio.

Estrutura do Instituto do Coração 

Enseada do Suá
Completo e bem equipado Centro Clínico ocupando uma área de aproximadamente 500,00 m².

Campo Grande
Clínica Cardiológica dotada de modernos consultórios e equipamentos instalados em uma área de 200,00 m².

Hospital Santa Rita de Cássia
Departamentos de Hemodinâmica - Cardiologia Intervencionista, Eletrofisiologia Invasiva, além de um Serviço de Ecocardiografia ocupando uma área com cerca de 550,00 m²

Unidades

Enseada do Suá Ed. Centro Empresarial da Praia, 8º Andar
Rua Taciano Abaurre, 225
Enseada do Suá - Vitória-ES
CEP: 29050-470 Telefone: (27) 3357 1200
Hemodinâmica Hosp Santa Rita de Cássia
Av. Marechal Campos, 1579
Santa Cecília, Vitória - ES
CEP: 29043-260 Telefone: (27) 3325 5352
Campo Grande Av. Pres. Dutra, 38
Campo Grande, Cariacica - ES
CEP: 29146-140 Telefone: (27) 3226 0901