imagem topo

Tilt Test

O teste de inclinação Ortostática ou Tilt Table Test é um método utilizado para o diagnóstico diferencial dos estados de síncope ou desmaio. A pressão arterial é regulada automaticamente quando o corpo muda de posição em relação à gravidade. Exemplo: quando indivíduo está deitado e senta-se, pressão arterial deveria cair subitamente por efeito da gravidade. Entretanto, há uma rápida adaptação autônoma circulatória determinada pelo Sistema Nervoso Central (SNC). Em casos de deficiência da resposta do SNC (que chamamos de “disautonomia), existe queda súbita da pressão arterial provocando uma síncope ou desmaio.
 
O procedimento se faz com o paciente deitado em uma maca basculante conhecida como ‘tilt table’ (mesa de inclinação). Durante todo o exame, a pressão arterial e os batimentos cardíacos são monitorizados continuamente.  Em primeiro lugar, mede-se a pressão arterial deitado e em 70º de inclinação de pé (posição ortostática). Posteriormente, inicia-se a fase de sensibilização farmacológica: avalia-se como a pressão arterial reage a determinada medicação.
 
O exame é significativamente eficaz quando apresenta um resultado negativo, ou seja, 90% a 100% das vezes descarta a possibilidade de disautonomia do SNC.
Enseada do Suá Ed. Centro Empresarial da Praia, 8º Andar
Rua Taciano Abaurre, 225
Enseada do Suá - Vitória-ES
CEP: 29050-470 Telefone: (27) 3357 1200